Comércio do Rio de Janeiro registra maior alta nas vendas em 13 anos

As vendas do comércio varejista do Rio de Janeiro avançaram 12,8% de janeiro a agosto deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A alta é a maior registrada nos últimos treze anos.

Somente no mês de agosto, as vendas registraram crescimento de 10,4%, frente ao mesmo mês de 2009. Trata-se do oitavo mês consecutivo de resultado positivo nas vendas.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo CDL-Rio (Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro) e divulgado nesta terça-feira (28).

Bens duráveis e não duráveis
Considerando os ramos de atividades, o de bens duráveis aumentou as vendas em 10,2%. Já o de bens não duráveis cresceu 10,8%. A modalidade de pagamento mais utilizada pelos consumidores foi a venda a prazo, com alta de 12,1%, seguida da venda à vista, que aumentou 8,3%.

Quando analisada a localização dos estabelecimentos, as lojas da Zona Norte foram as que mais venderam bens não duráveis (+16%), seguidas das lojas do Centro (+8,1%) e da Zona Sul (+5%). No ramos dos bens duráveis, as lojas da Zona Norte novamente lideraram, com alta de 12% nas vendas, seguidas do Centro (+10%) e da Zona Sul (+4,7%).

Economia
O presidente da entidade, Aldo Gonçalves, afirma que o aumento das vendas pode ser explicado pelo bom momento da economia brasileira.“Este resultado também foi aquecido pela oferta de crédito pelo varejo, com planos de pagamento diversificados e mais fáceis, promoções e pelo aumento do emprego e da renda dos consumidores. Aliado a isso agosto foi alavancado pelo Dia dos Pais e também por ter sido um mês de dias frios”, acrescenta.

(Fonte: InfoMoney)

Comércio do Rio de Janeiro registra maior alta nas vendas em 13 anos
Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail