Comércio do Rio vendeu mais em 2010

Em dezembro as vendas cresceram 18,7%, registrando o melhor resultado dos últimos dez anos.

As vendas do comércio na Cidade do Rio de Janeiro aumentaram 13,8% no acumulado de janeiro/dezembro de 2010 em relação ao mesmo período de 2009 de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio, que ouviu cerca de 750 estabelecimentos comerciais.

A pesquisa mostra também que em dezembro as vendas cresceram 18,7% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foi o 12° mês do ano de resultado positivo e os indicadores foram puxados principalmente pelo crescimento das vendas no Natal.

O presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, disse que o resultado positivo de 2010 também foi estimulado por várias iniciativas dos lojistas, entre elas o alongamento dos prazos de financiamentos, lançamento de produtos (especialmente nos segmentos de moda, brinquedos e confecções), promoções, descontos e liquidações. Além disso, o crescimento do nível de emprego e da renda, que proporcionou o aumento das quitações de dívidas, reabilitando os consumidores para novas compras, influenciou bastante no resultado.

Para Aldo Gonçalves, mantida a política econômica atual, de estímulo ao surgimento de novos postos de trabalho, ao aumento da renda e à facilidade de crédito, 2011 tem tudo para repetir o desempenho positivo do ano anterior. “No Rio de Janeiro as vendas já estão sendo beneficiados pelas ações tomadas na área de segurança pública, que está proporcionando mais tranquilidade para os consumidores efetuarem suas compras, especialmente no comércio de rua. Essas medidas também atrairão muito mais visitantes, principalmente turistas, movimentando toda a cadeia produtiva da Cidade e do Estado”, conclui Aldo.

Segundo a pesquisa, em dezembro, o Ramo Duro (bens duráveis) apresentou o melhor resultado: 18,9 contra 18,1% do Ramo Mole (bens não duráveis). Os melhores desempenhos foram dos setores de vestuário em geral (+18,7%) e calçados (15,2%) no Ramo Mole; e eletrodomésticos (+19,1%), móveis (17,8%), jóias (7,9%) e óticas (5,7%) no Ramo Duro. Quanto à forma de pagamento as vendas a prazo (+ 23,6%) ficaram à frente das vendas à vista (+ 13,2%) na preferência do consumidor.

Comércio do Rio vendeu mais em 2010
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