Comércio do Rio vendeu mais 8,2% em fevereiro de 2011

Alavancado pelo bom desempenho dos setores de calçados, confecções e moda infantil, tecidos, eletrodomésticos e móveis o comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 8,2% nas vendas em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2010, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgadas mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio, que abrange cerca de 750 estabelecimentos comerciais da Cidade.  Foi o segundo mês consecutivo com crescimento positivo (janeiro foi de mais 7,8%). No acumulado do ano (janeiro/fevereiro) comparado com o mesmo período de 2010 o aumento foi de 8%.

Segundo o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, fevereiro normalmente não é um mês de grandes vendas. “Mas este ano ele foi influenciado pelo grande número de turistas que vieram à cidade passar o verão e esticaram até o Carnaval, que aconteceu no início de março, resultando em mais vendas principalmente para o comércio especializado. Acrescente-se a isso que os lojistas também fizeram o dever de casa, estimulando os consumidores com promoções, liquidações e facilidades de crédito”, explica Aldo.

Os setores do Ramo Mole (bens não duráveis) com melhor desempenho foram o de calçados (+11,5%), tecidos (+10,9%), confecções e moda infantil (+7,5%). No Ramo Duro (bens duráveis) os melhores índices foram dos setores de móveis (+9,8%), eletrodomésticos (+8,4%), jóias (+5,4%), e óticas (+4%).  Nos ramos de atividades, o Ramo Duro, com +8,3%, ficou em melhor posição do que o Ramo Mole, que obteve +7,6%.

A pesquisa mostrou que em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, no Ramo Mole, as lojas do Centro com mais 8,4% foram as que mais venderam seguidas da Zona Norte com mais 7,8% e as da Zona Sul com mais 7%. No Ramo Duro, as lojas da Zona Norte com mais 8,5% faturaram mais que as do Centro (+ 8,1%) e as da Zona Sul (+7,9%).

Quanto à forma de pagamento das compras, a modalidade preferida foi pela venda a prazo com 9,5% contra 6,6% à vista.  No Ramo Mole as vendas a prazo com +8,4% ficaram a frente das vendas à vista que obteve 7,2%. No Ramo Duro, as vendas a prazo registraram mais 9,9% e as vendas à vista mais 6,4%.

Comércio do Rio vendeu mais 8,2% em fevereiro de 2011
Compartilhe:
FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail