CDLRio faz 56 anos e anuncia novos serviços

O Serviço de Proteção ao Crédito – SPC – criado na mesma data pelo CDLRio, também está completando 56 anos

O CDLRio – Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro está comemorando os seus 56 anos com o lançamento de dois novos produtos: o CLASSCOB – Classificador de Carteira de Cobrança, um moderno sistema que consegue identificar a partir de uma carteira em cobrança, quais as pessoas com maior ou menor probabilidade de pagamento da dívida; e o Cadastro Positivo, um banco de dados onde são anotados dados financeiros e de pagamentos relativos às operações de crédito e obrigações de pagamento liquidadas ou em andamento por pessoa física ou jurídica, que oferece aos consumidores melhores condições de acesso ao crédito, maior poder de negociação e formas e taxas de pagamento diferenciadas.

Os 56 anos do CDLRio é um acontecimento que tem amplitude nacional porque está intimamente ligada à criação do Serviço de Proteção ao Crédito – SPC, considerado um marco e uma verdadeira revolução na história do sistema de crediário no Brasil.

Na época,em 1955, para avaliar a concessão de crédito ao consumidor os lojistas tinham que percorrer um longo caminho, através de informantes profissionais, pessoas físicas, que colhiam informações comerciais sobre o candidato ao crédito em outros estabelecimentos, como açougue, armazém, padaria e vizinhos, nas cercanias da residência do cliente. Tudo isso levava cerca de 20 dias até a aprovação.

Fundado em 7 de novembro de 1955 por um grupo de homens empreendedores, a criação do CDLRio é uma história de pioneirismo e determinação dos empresários lojistas e se constitui num dos exemplos bem–sucedidos entre as entidades de comércio do Brasil. Ao longo desses 56 anos a entidade preparou-se montando uma eficiente infra-estrutura e dedicando especial atenção aos seus mais de 15 mil associados, a quem presta diversos serviços, entre eles o de reestruturação operacional, financeira e jurídica, colaborando para evitar o fechamento de muitos estabelecimentos comerciais.

Segundo o seu presidente, Aldo Gonçalves, o CDLRio persegue o caminho da modernização, atualização técnica, operacional e da responsabilidade social, pois entende que a sobrevivência e a evolução do comércio varejista, setor de forte concorrência, depende de um contínuo aprimoramento. “É uma nova era em que a entidade está cada vez mais sintonizada com o desenvolvimento do setor, da Cidade, do Estado e do país”, conclui Aldo.

O CDLRio hoje

O CDLRio é uma entidade pioneira que ostenta números que a consagram como uma das líderes do setor, especialmente na proteção e auxílio na concessão de crédito. Ao longo desses 56 anos de existência intermediou e ajudou a negociar através do seu Serviço de Proteção ao Crédito, mais de 50 milhões de dívidas contraídas pelos consumidores, recebeu mais de 500 milhões de consultas (que indicam o movimento das lojas), e mede com eficiência os níveis de inadimplência no setor.

Mantém um moderno Centro de Estudos que produz análises e pesquisas, entre as quais a mais conhecida é o “Termômetro de Vendas”, que mostra as tendências e os impactos econômicos no movimento do comércio.

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