Páscoa

Em tempos antigos, a celebração da páscoa era marcada pelo fim do inverno e o início da primavera, tempo em que animais e plantas ressurgiam e os pastores e camponeses presenteavam-se  com ovos. Como referência à renovação da vida, os chineses costumavam distribuir ovos coloridos, os países da Europa costumavam escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Na Alemanha, o costume era presentear as crianças e, na Armênia, decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas. A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

Significado dos Símbolos Pascais

Ovo de Chocolate
O cacau, cujo nome científico em grego é Teobroma Cacau, quer dizer: o néctar dos deuses, cujo sabor e força energética sempre foram reconhecidos em toda a Europa. Ao tomar o formato de um ovo, representou mais intensamente a força rejuvenescedora da vida. O ovo de chocolate é, portanto, o símbolo da vida.

Coelho
Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa, pois ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos. A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700, na qual o coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa. Convém lembrar que, embora eles apareçam associados aos ovos, até hoje não se viu um coelho que botasse um ovo, muito menos de chocolate.

Colomba ou Pomba Pascal
De origem italiana,  a colomba é bem semelhante ao panetone de Natal, mas com o formato de uma pomba, que representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos, na ressurreição de Cristo e é um símbolo da almejada paz. Sendo assim, ser presenteado com uma colomba, representa desejar a paz de Cristo no lar.

Páscoa
Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail