Lojistas esperam aumento de 9% nas vendas no Natal

Com o aumento do nível do emprego e da renda, pagamento do 13° salário, aliados ao estímulo das promoções, descontos, alongamento dos prazos e outras formas de crediário, o comércio lojista está bastante otimista com as vendas para o Natal, esperando um crescimento 9% superior ao do ano passado. É o que mostra a pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, que ouviu 750 lojistas da Cidade do Rio de Janeiro para conhecer a expectativa dos empresários para o Natal.

Segundo a pesquisa os lojistas estão preparados para uma demanda elevada: contrataram funcionários para o período do Natal, aumentaram seus estoques e a variedade de mercadorias, lançaram novos produtos e investiram no treinamento para melhorar o atendimento. Eles acreditam que os presentes mais vendidos no Natal serão os do vestuário, calçados, brinquedos, jogos eletrônicos, jóias e bijuterias, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, bolsas e acessórios e produtos de informática.

Os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de R$ 130,00 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido do cheque pré-datado, cartão de débito, dinheiro e a prazo.

De acordo com o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, a perspectiva do comercio varejista é muito boa. “O Natal não se concentra apenas no dia, como acontece com as outras datas. É uma festa que inicia bem antes do dia 25 de dezembro e vai até seis de janeiro, Dia de Reis. Por isso acreditamos que a expectativa de aumento de 9% das vendas possa ser superada. As pessoas estão se posicionando em atitude de consumo. Exemplo disso é que as dívidas quitadas estão em alta (acumulado de janeiro/outubro foi de 7,5%), sinalizando que os consumidores estão recuperando o crédito para poder comprar no Natal.”, explica Aldo.

A pesquisa também mostra que 78% dos lojistas de rua pretendem abrir suas lojas aos domingos e 69% disseram que as lojas vão funcionar até mais tarde nos dias de semana durante o período que antecede o Natal.

Como instrumentos para aumentar as vendas, os lojistas apostam nas promoções, propaganda, formas de pagamento facilitado, decoração da loja e da vitrine e lançamento de novos produtos.

Lojistas esperam aumento de 9% nas vendas no Natal
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