Programa de Capacitação de Empresas em E-Commerce e Web Marketing do CDLRio

Nos últimos três anos, tenho corrido o país apresentando palestras e oficinas sobre e-commerce (comércio digital) e web marketing (divulgação na web). Com essa experiência de contato direto, tenho tido a oportunidade de conhecer pessoas e empresas com diversos interesses nessas áreas. Alguns dos participantes de minhas palestras e cursos são empreendedores que estão pesquisando o assunto e, sabiamente, buscam informação mais detalhada antes mesmo de dar o primeiro passo na criação de uma loja digital. Muitas vezes, os participantes já têm operações em andamento e precisam treinar seus funcionários, tanto os gerentes quanto o pessoal operacional. Outros têm seu negócio on-line funcionando, mas não estão obtendo os resultados que imaginaram e tentam entender o que está errado e como podem aperfeiçoar seus negócios.
 
Minha conclusão é que – na esmagadora maioria dos casos – os problemas ocorrem em projetos de e-commerce e de comunicação de marketing na Web, porque os gerentes das empresas não têm conhecimento desse novo mundo digital e não tem pessoal treinado para exercer as práticas que são absolutamente fundamentais para o sucesso do sistema de vendas on-line. Certas práticas são essenciais independentemente do tamanho da operação e são diferentes do comércio tradicional.
 
É comum ver varejistas com operações físicas de sucesso encontrarem desafios completamente novos que podem prejudicar e até inviabilizar seus planos de modernização e de expansão para os novos canais de vendas digitais.
 
E isso tudo acontece em um momento em que vários estudiosos do futuro do comércio afirmam que as lojas físicas – como nós a conhecemos hoje – vão ter que passar por modificações significativas nos próximos anos para sobreviver e prosperar. Especialistas afirmam que – com o constante aumento na disseminação de novos aparelhos, tais como “pads”, celulares e televisões tipo “smart” – os negócios on-line vão cada vez mais se apropriar de fatias de mercado hoje atendidas pelas lojas físicas tradicionais. Esses fatos também afetam diversos mercados de prestação de serviços.
 
Para se investir na área, as empresas devem conhecer os principais erros e problemas próprios da atividade e usar as melhores práticas disponíveis e comprovadas para atingir giro e equilíbrio financeiro da operação on-line.
 
No entanto, com o crescimento vertiginoso do comércio digital observado no Brasil nos últimos 12 anos, compreender de forma estratégica essa “indústria” e capacitar pessoal para exercer as tais “atividades fundamentais da área” não é fácil. Muitas vezes os empreendedores e empresários não se preparam de forma profissional e investem quantias consideráveis somente para cometer erros que são evitáveis ou deixar de fazer o que é realmente necessário.
 
Existem sim centenas, ou milhares de pessoas e empresas que oferecem soluções que tornam fácil e barata a construção de uma loja na internet ou uma página no Facebook com possibilidade de vender produtos/serviços. Se você não é um especialista, contratar uma empresa ou uma “solução” no mercado é a melhor ideia. Mas sem conhecer os fundamentos estratégicos da atividade e sem pessoal treinado e motivado, muitas iniciativas acabam em frustração e prejuízo. Por isso, é muito importante você conhecer os “pontos de críticos de atenção” da atividade com profissionais que já tem essa experiência acumulada, até mesmo para saber como escolher as melhores soluções no mercado.
 
Para atender a uma crescente demanda por capacitação em e-commerce e web marketing, o CDLRio se uniu ao Instituto Século XXI (Insec21) e criamos um modelo inovador de compartilhamento de conhecimento e prestação de serviços firmemente comprometido com o sucesso de empresas participantes. É o Programa de Capacitação de Empresas em E-Commerce e Web Marketing do CDLRio.
 
O Programa é inovador, pois tem a duração de seis meses e conduz passo a passo as empresas usando diversas técnicas de transferência de conhecimento. Seis meses é tempo suficiente para sedimentar o conhecimento de forma personalizada para cada empresa participante. E o Programa é comprometido, pois inclui a realização compartilhada de diversas tarefas fundamentais, tais como a seleção de plataformas tecnológicas mais apropriadas para cada estágio do empreendimento, planejamento de negócios, a criação de publicações para redes sociais e o envio (“disparo”) de e-mail marketing profissional entre muitas outras atividades. É um programa bem pensado e planejado para aumentar drasticamente a possibilidade de sucesso das empresas participantes.
 
Para conhecer mais, solicite de imediato a visita de um consultor do CDLRio pelo telefone 21 2506-1273
 

 
Eros de Castro é empresário da área de e-commerce, diretor do Instituto Século XXI (Insec21 – www.insec21.com.br) e palestrante especialista em assuntos de tecnologia. Possui mestrado em Sistemas de Informação pela University of New Haven, CT EUA e possui diversos cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação em administração de negócios e marketing digital nos EUA e no Brasil.
Programa de Capacitação de Empresas em E-Commerce e Web Marketing do CDLRio
Compartilhe:
FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail