Comércio do Rio vendeu mais 5,9% no primeiro semestre

Em junho, mesmo prejudicadas pelas manifestações de rua, as vendas cresceram 4,6%, mantendo o resultado positivo dos primeiros seis meses do ano.

As vendas do comércio na Cidade do Rio de Janeiro aumentaram 5,9% no acumulado de janeiro/junho de 2013 em relação ao mesmo período de 2012 de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, que ouviu cerca de 500 estabelecimentos comerciais.

Em junho, puxado pelo Dia dos Namorados, as vendas cresceram 4,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado, mantendo o resultado positivo dos seis primeiros meses do ano.

Comparando-se junho com o mês anterior (maio) as vendas diminuíram 2,2%, visto que em maio, além do Dia das Mães (a segunda maior data comemorativa do comércio, atrás apenas do Natal) e também pelo fato de junho ter sido influenciado pelas manifestações de rua, que prejudicaram bastante o desempenho do comércio.

Quanto à forma de pagamento, a compra a vista, com mais 5,2%, foi a modalidade preferida pelos clientes, enquanto a compra a prazo registrou 5%.

A pesquisa mostra também que todos os meses do semestre foram de vendas positivas: janeiro (+ 6,3%), fevereiro (+ 3,8%), março (+ 6,7%), abril (+ 5,5%), maio       (+ 7,2%) e junho (+ 4,6%).

O presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, disse que o resultado positivo dos primeiros seis meses de 2013 foi estimulado por várias iniciativas dos lojistas, entre elas o alongamento dos prazos de financiamentos, lançamento de produtos (especialmente nos segmentos de moda, brinquedos e confecções) e liquidações.

“Mas as vendas de junho, mês do Dia dos Namorados, poderiam ter sido bem melhores, não fossem as manifestações de rua que além de prejudicarem as vendas, ainda causou grandes prejuízos aos lojistas com a depredação de lojas, especialmente no Centro da cidade”, conclui Aldo Gonçalves.

Segundo a pesquisa o Ramo Duro (bens duráveis) apresentou em junho um crescimento de 5% contra 3,2% do Ramo Mole (bens não duráveis). Os melhores desempenhos foram dos setores de confecção (+5,8%), eletrodomésticos (+5,1%), calçados (+4,5%), jóias (+3,8%), óticas (+3,3%), tecidos (+1,3%), e móveis (+0,3%).

Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, a pesquisa mostrou que, em junho, no Ramo Mole as lojas da Zona Sul venderam mais 8,1%, as do Centro mais 2,4% e as da Zona Norte mais 0,6%. No Ramo Duro, as lojas do Centro faturaram mais 5,9%, as da Zona Norte mais 5,6% e as da Zona Sul mais 2,2%.

Comércio do Rio vendeu mais 5,9% no primeiro semestre
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