A História da Copa do Mundo

Composite image of brazil world cup 2014De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.

A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (Federation International Football Association).

O oferecimento de uma taça foi proposto no Congresso da FIFA, ocorrido em 28 de maio de 1928, pelo seu Comitê Executivo, como recompensa pela conquista da primeira Copa do Mundo de Futebol. O então presidente da Federação, Jules Rimet, ordenou que um troféu em ouro fosse feito. Para a confecção da taça Coupe Du Monde que ficou pronta em abril de 1929 foi contratado o artesão francês Abel Lafleur. Um novo Congresso da entidade, realizado em Luxemburgo, em 1o. de julho de 1946, decidiu que o nome da taça homenagearia seu idealizador, passando desde então a chamar-se Taça Jules Rimet.

Ainda por sugestão de seu idealizador, sua posse definitiva ficaria com o país que conseguisse vencer um total de três edições da Copa – algo que reputou ser extremamente difícil, imaginando que nenhum país fosse capaz de atingir esta marca, senão após muito tempo.

A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 13 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã.

Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial. O torneio voltou depois da Segunda Guerra Mundial com um novo prêmio para os vencedores: a taça Jules Rimet.

Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém-construído Maracanã (Rio de Janeiro – RJ), teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.

A cronologia das Copas:

Uruguai 1930 – – – Itália 1934 – – – França, 1938 – – –Brasil 1950 – – – Suíça 1954 – – – Suécia 1958 – – – Chile 1962 – – – Inglaterra 1966 – – – México 1970 – – – Alemanha Ocidental 1974 – – – Argentina 1978 Espanha 1982 – – – México 1986 – – – Itália 1990 – – – EUA 1994 – – – França 1998 – – –  Japão e Coreia do Sul 2002 – – – Alemanha 2006 – – – África do Sul 2010 – – – Brasil 2014.

A História da Copa do Mundo