Copa afugenta consumidores no Dia dos Namorados

Veja a reportagem na integra: G1 – Economia – Internet – 11/06/2014

ImagemO comércio não está atravessando uma boa fase diante da Copa do Mundo”, diz o presidente do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), Aldo Gonçalves. De acordo com ele, a expectativa é que haja um crescimento de apenas 3% nas compras para o Dia dos Namorados, em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, a data mais romântica do ano coincide com a abertura do evento futebolístico e também com o jogo do Brasil.

“[A Copa] tirou o foco do consumo. A inflação, que está resistindo e corrói o poder de compra das pessoas, e as manifestações que têm acontecido afugentam os consumidores das ruas. O cenário não é positivo. O crescimento estimado para o Dia dos Namorados é de 3%. No ano passado, houve crescimento de 10%”, declara Gonçalves, também presidente do Sindilojas-Rio.

De acordo com ele, o movimento estava fraco no comércio carioca na tarde desta quarta-feira (11). Os consumidores direcionaram seus gastos com itens de decoração para a Copa do Mundo, além de itens para churrasco e cerveja.

Inflação
No mês passado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 0,46%, a menor taxa desde setembro de 2013. No entanto, na análise das taxas acumuladas, houve aceleração em relação aos números de abril. De janeiro a maio, o IPCA teve alta de 3,33%, acima dos 2,88% do mês anterior. Em 12 meses, o avanço foi de 6,37%, superior ao anterior, de 6,28%. O resultado de maio mostra que a inflação oficial está um pouco abaixo do teto da meta do Banco Central para o ano, de 6,5%.

Vendas caíram em abril
As vendas do comércio varejista do município do Rio caíram 8,9% em abril, em comparação a março deste ano, segundo pesquisa divulgada pelo CDLRio. Se confrontado com o mesmo mês em 2013, no entanto, houve crescimento de 5,9%.

No acumulado dos primeiros quatro meses – de janeiro a abril – as vendas também apresentaram alta, 6% em relação ao mesmo período no ano anterior. A pesquisa mostrou ainda que a forma de pagamento mais utilizada foi à venda a prazo, com 7,1%, contra 6% das vendas à vista.

Copa afugenta consumidores no Dia dos Namorados
Compartilhe:
FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail