Dia dos Pais

Tochter küsst Vater zum ValentinstagNo dia 10 de agosto, domingo, os brasileiros comemoram o Dia dos Pais.

No Brasil, o Dia dos Pais teve uma origem parecida com a do Dia das Mães; foi ideia de um publicitário. Em 1953, Sylvio Bhering pensou que seria uma boa ideia importar para o Brasil esta comemoração, que já ocorria em diferentes partes do mundo. A princípio, a celebração ocorria no dia 16 de agosto, Dia de São Joaquim. Depois, foi transferida para o segundo domingo de agosto, sendo este um dia mais propício para as reuniões familiares.

Alguns países festejam o Dia dos Pais no dia 1º de maio. Na Itália, a data é comemorada no dia 19 de março, Dia de São José.

Aqui no Brasil, a festa chegou em 1953. O jornal O Globo difundiu a data visando atrair anunciantes do comércio. Mas só dois anos depois, em 1955, que a data se firmou com o apoio da Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show, lançamentos de discos e para comemorar a data especial com muitas premiações, organizaram um concurso para eleger o pai mais jovem, o mais idoso e o que tinha maior número de filhos. Dos mil inscritos, ganharam o prêmio um rapaz de 16 anos, um senhor de 98 e um homem com 31 crianças. Desta forma o Dia dos Pais pegou de vez no Brasil.

O sucesso da comemoração dessa data tornou-se muito grande, movimentando bastante o comércio, pois os filhos oferecem presentes aos seus pais. Neste dia, eles recebem atenção e carinho, tornando a data um dia diferente e muito especial para todos.

Sei que a origem publicitária do Dia dos Pais não é um grande estímulo para ninguém, mas isso não muda o fato de que se trata de um bom dia para prestar uma homenagem, reafirmar o amor e agradar o seu Pai. Em outros países, foi exatamente este desejo que iniciou a comemoração.

Dia dos Pais
Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail