Variação do Comércio em Julho de 2014

No início de setembro, foram divulgados pelo IBGE os dados da pesquisa mensal de comércio para o mês de Julho, conforme tabelas abaixo.
Em 12 meses o crescimento do volume de vendas foi de 4,3% no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro. Entre janeiro e julho de 2014, o crescimento no Brasil foi de 3,5% e no Estado do Rio de Janeiro foi de 3,3%. O menor crescimento no ERJ deve ter sido motivado pelo maior número de feriados em nossa região. Além disso, a variação em 2014 reflete uma desaceleração do consumo no país. No mês de julho de 2014, comparando-se com o mês de julho de 2013, vemos uma queda no Brasil de -0,9% e o crescimento no ERJ de 0,9%. O melhor resultado no ERJ deve estar relacionado a um crescimento da renda dos trabalhadores na RMRJ superior ao verificado nas principais metrópoles brasileiras.

Para 2014, a Confederação Nacional do Comércio prevê um crescimento real do comércio varejista em torno de 3,7%. No ERJ, acreditamos que a evolução real do comércio deverá ficar entre 3,7% e 4,0% no conjunto do ano de 2014.

Veja os dados nas tabelas abaixo:

Mauro Osorio – Economista

Variação do Comércio em Julho de 2014
Compartilhe:
FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail