Situação e perspectivas do comércio no ERJ

Recentemente saíram os dados da evolução do comércio para o mês de agosto. Nos últimos 12 meses – entre setembro de 2013 e agosto de 2014 – o crescimento do volume de vendas no comércio varejista foi de 3,6% no Brasil e 3,8% no ERJ.

Este dado mostra uma desaceleração com relação à média anual de crescimento no comércio varejista que, entre 2000 e 2013, foi de expressivos 5,2% no Brasil e 4,1% no ERJ.

Confirma também que o ERJ, que vinha crescendo abaixo da média nacional, passou a crescer o equivalente à média nacional ou mesmo ligeiramente acima.

Para o total do ano de 2014, a Confederação Nacional do Comércio prevê um crescimento do volume de vendas de 3,7%. O ERJ deverá ter um desempenho igual ou um pouco superior ao da média brasileira.

Contribuirão positivamente para que o comércio continue a ter em 2014 um crescimento bem superior ao do PIB no país, um menor número de feriados daqui até o final do ano, a baixa taxa de desemprego que permanece no país e o fato de que o conjunto dos trabalhadores não tem apresentado perda do seu rendimento vis-à-vis a inflação.

De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Emprego, entre janeiro a agosto desse ano, comparativamente ao mesmo período de 2013, a renda média da ocupação formal e informal cresceu em termos reais no conjunto das principais metrópoles 2,8% e na RMRJ 6,9%.

Poderão contribuir negativamente para o desempenho até o final do ano as incertezas de um período eleitoral e o receio dos consumidores sobre a política econômica que prevalecerá em 2015. No caso do ERJ o crescimento da renda maior que o ocorrido no país contribuirá de forma positiva. Por outro lado, em novembro, ocorrerá no ERJ um expressivo aumento do custo da energia elétrica, pelo reajuste da tarifa da Light, o que poderá impactar a inflação e a capacidade de consumo no ERJ.

Abaixo seguem as tabelas da evolução do comércio e a tabela da Pesquisa Mensal de Emprego que mostra que a renda do trabalho nas principais regiões metropolitanas continua a crescer acima da inflação:

  Mauro Osorio – Economista

Situação e perspectivas do comércio no ERJ
Compartilhe:
FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail