Comércio Carioca vendeu menos 0,8% em fevereiro

vendas-fev 2015

O comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro vendeu menos 0,8% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2014, interrompendo o ciclo de resultados positivos dos últimos seis anos. É o pior resultado para um mês de fevereiro desde 2009 (menos 1,5%). Os dados são da pesquisa Termômetro de Venda divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, que abrange cerca de 750 estabelecimentos comerciais da Cidade. No acumulado de janeiro/fevereiro de 2015 em comparação com o mesmo período de 2014 as vendas cresceram 0,8%. Em comparação com o mês anterior (janeiro) o índice foi de menos 11%.

“Normalmente fevereiro é um mês fraco em termos de vendas”. É o início das férias, quando muita gente viaja, imprensado entre o Natal e o Carnaval. Mas o resultado negativo acabou refletindo a crise econômica, que vem afetando as atividades produtivas. Apesar de tudo isso o comércio lojista continua fazendo o dever de casa, com promoções e facilidades de pagamento, diz Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio.

A pesquisa mostra também que todos os setores do Ramo Mole (bens não duráveis) e do Ramo Duro (bens duráveis) apresentaram resultados negativos. Os que registraram as maiores quedas no faturamento no Ramo Mole foram Tecidos  (- 2%), Calçados (-1,5%) e Confecções (-1,3%) e no Ramo Duro (bens duráveis) Joias (-1,7%), Óticas (-1,4%), Móveis (-0,9%) e Eletrodomésticos (-0,6%). A venda à vista com menos 1,5% e as vendas a prazo com menos 0,2% foram as formas de pagamento preferidas pelos consumidores.

Também o faturamento das lojas conforme a localização dos estabelecimentos foram negativos. No Ramo Mole (bens não duráveis) as lojas do Centro venderam menos 4,7%, as da Zona Sul menos 1,2% e as da Zona Norte menos 0,6%. No Ramo Duro (bens duráveis) as lojas do Centro, da Zona Sul e da Zona Norte venderam menos 2,6%, 1,5% e 0,2%, respectivamente.

Comércio Carioca vendeu menos 0,8% em fevereiro
Compartilhe:
FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail