Sustentabilidade das Entidades Sindicais

Foto

Este foi o tema da palestra do presidente do SindilojasRio e do CDLRio, Aldo Gonçalves, no II Seminário de Gestão Jurídica e Legal da Região Sudeste da Fenacon, no dia 19 de março, no salão Madrid do Centro de Convenções do Hotel Guanabara, no Centro do Rio.

Ele falou sobre a importância das entidades associativas, em especial os sindicatos patronais, adotarem a postura de sindicato-empresa. Além de representar e defender a categoria precisam prestar serviços e oferecer produtos de relevância para as empresas associadas. Desta forma, obterem receitas capazes de sustentar os sindicatos, independentemente das contribuições compulsórias.

Aldo Gonçalves ressaltou a relevância do congresso que os sindicatos da base do comércio de bens, serviços e turismo realizam anualmente para debater assuntos da categoria. Em painéis tratam sobre a própria sustentabilidade, questões jurídicas, de comunicação e marketing, entre outros temas. É uma excelente forma de compartilhar conhecimento e práticas de sucesso no meio sindical com os dirigentes e executivos das demais entidades do Brasil.

O Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) e o Portfólio Referencial de Produtos e Serviços, ambos criados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), também foram citados por Aldo Gonçalves como importantes ferramentas para o desenvolvimento dos sindicatos patronais. No SEGS, a gestão da qualidade é feita com base em oito quesitos: liderança, estratégias, clientes, sociedade, informações, pessoas, processos e resultados. E o portfólio é uma importante forma de compilar produtos, serviços e cases de sucesso das entidades e sua consequente divulgação.

No final da palestra, Lúcio Fernandes, presidente do Sescon Rio – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro, entregou o diploma de palestrante do seminário ao presidente Aldo Gonçalves, agradecendo sua contribuição ao evento.

Sustentabilidade das Entidades Sindicais