Dia 26 de Julho – Dia dos Avós

Dia_AvosCelebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros e nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

A imagem dos avós de cabelos brancos, com xale nas costas e cobertor nas pernas repousando na poltrona à espera dos filhos e netos já não é mais unanimidade e está cada vez mais perdida no tempo e no imaginário das pessoas. Tricotar, costurar e cozinhar não são privilégios de vovós, são atividades para quem gosta, tendo ou não netos. Os avós de hoje em dia são modernos, antenados, comem fast food com os netos e curtem filmes de ação, além de outras coisas. Os avós do século XXI costumam ser profissionalmente ativos e compartilham o tempo entre as tarefas pessoais e a visitação dos netos.

Nem toda a modernidade do mundo tira das vovós o sentimento tão peculiar de revisitar a própria maternidade numa versão mais serena e amadurecida. Dizem que uma avó é uma “mãe com açúcar”…

Se para as crianças os avós são reflexo do “pode tudo”, para estes, como descreve Rachel de Queiroz em seu texto A arte de ser avó: “Netos são como herança. Você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu… Sem se passarem as penas do amor, sem os compromissos do matrimônio, as dores da maternidade. E não se trata de um filho suposto. O neto é, realmente, o sangue do seu sangue, o filho do filho, mais filho que filho mesmo”…


 Seja moderno, dê um mimo a seus avós, eles merecem!


Dia 26 de Julho – Dia dos Avós
Compartilhe:
FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail