Inflação dos últimos 12 meses

Em anexo, segue uma tabela com a variação da inflação em 12 meses calculada pelos principais índices. O IPCA, nos últimos 12 meses, está em elevados 9,53%. Para o ano de 2015, a previsão para o mercado financeiro, consultado através do Boletim Focus, é de fechar o ano com uma inflação de 9,28%, ou seja, um pouco inferior a atual. Para o ano de 2016, a tendência é de uma queda significativa, fechando o ano em 5,64%.

De fato, existem mais fatores que levam a uma redução da inflação até o final de 2016, do que fatores que levam a uma elevação. Em primeiro lugar, devemos ter recessão em 2015 e 2016, o que leva a não ter pressão de demanda. Além disso, a atualização das tarifas públicas praticamente já se completou e o seu efeito inflacionário está se dissipando.

Podem contribuir para uma eventual piora do quadro inflacionário uma maior alta do valor do dólar, além de R$ 4,00, e as incertezas da crise política e econômica. No entanto, no momento, os analistas do mercado financeiro não estimam uma maior desvalorização do real, além da já ocorrida.

Além do reajuste das tarifas públicas, estava contribuindo para a inflação uma forte elevação do preço dos alimentos in natura pela crise hídrica que temos vivido. Normalmente, os alimentos in natura apresentam uma queda de preços nos meses de junho, julho e agosto. Este ano isto só ocorreu em agosto, fazendo com que o IPCA de julho para agosto apresentasse uma queda de 0,62% para 0,22%.

Com relação a crise hídrica, até o momento, o mês de setembro traz uma surpresa positiva, que é o fato de já ter chovido até o dia de hoje, o que era previsto para o total do mês. Este fato fez com que, de acordo com matéria do Jormal do Commercio: O preço de energia elétrica de curto prazo tenha caído 19% para o período entre 12 e 18 de setembro, em relação ao estabelecido na semana anterior. Caso tenha continuidade, esse cenário hídrico mais favorável também contribuirá para um declínio da taxa de inflação.

Confira os dados na tabela abaixo detalhada:

  Mauro Osorio – Economista e Consultor do CDLRio

Inflação dos últimos 12 meses
Compartilhe:
FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail