Dia das Crianças

Desperte a criança que existe em você!

Você, criança…

“Você, criança, que vive a correr, é a promessa que vai acontecer… é a esperança do que poderíamos ser… é a inocência que deveríamos ter… Criança que brinca, corre, pula e grita… mostra ao mundo como se deve viver cada momento,… feliz, como quem acredita… em um mundo melhor que ainda vai haver! … Você é a criança, que um dia vai crescer! É a promessa, que vai se realizar! É a esperança da humanidade se entender! É a realidade que o adulto precisa ver… e também aprender a ser…”.
(Lauro Kisielewicz)

No Brasil, a data surgiu por força de lei, em 1924. Por quase quatro décadas, entretanto, a data passou meio despercebida. A situação mudou, a partir de 1960, quando a empresa Johnson&Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção “Semana do Bebê Robusto”, aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso.

Outros varejistas aproveitaram a onda e a ação, rebatizada de “Semana da Criança”, como meio de aumentar as vendas.  Como a proposta surgiu no final de junho e os organizadores pretendiam fazer algo ainda naquele ano, o mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. A ideia foi um êxito e se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro. Como se tornou um sucesso no ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e “ressuscitaram” o antigo decreto.  A partir daí, o dia 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos. A data virou tradição porque conseguiu tocar o lado emocional das pessoas. O presente dado à criança passa a ser um símbolo desta estima.

O dia 12 de outubro, porém, não é uma data universal. O Dia das Crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados. O mais próximo de uma data “mundial” é o Dia Universal das Crianças, celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a aprovação, em 1959, da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Dia das Crianças
Compartilhe:
FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail