O Carnaval

Capa_FaceNo Brasil, o primeiro Carnaval surgiu em 1641, promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides em homenagem ao rei Dom João IV, restaurador do trono de Portugal. Hoje é uma das manifestações mais populares do país e festejado em todo o território nacional. O Carnaval do Brasil chama a atenção do país e claro, do mundo todo. Com as cores, alegria, fantasias e diversão.

O Rio de Janeiro é a cidade que, podemos dizer, tem mais tradição quando o assunto é blocos de rua. Desde meados do século 19, as pessoas saiam às ruas na cidade maravilhosa para se divertir e pular o Carnaval em qualquer tipo de organização.

O resultado de tudo isso é que as ruas do Rio de Janeiro veriam surgir toda uma variedade de grupos, representando todos os tipos de interinfluências possíveis. É essa multiplicidade de formas carnavalescas, essa liberdade organizacional dos grupos que faria surgir uma identidade própria ao Carnaval carioca.

O Carnaval do Rio é uma das festas mais famosas do mundo, é motivo de orgulho mesmo para os cariocas menos empolgados com a folia de Momo. Seja nos desfiles das escolas na Marquês de Sapucaí ou nos blocos que animam as diferentes regiões da cidade, é difícil não se contagiar com esta tradição da cidade.

Muita gente acha que o Rio de Janeiro sempre viveu do Carnaval, mas foi somente em 1963, quando a agremiação do Salgueiro desfilou o enredo sobre Chica da Silva, é que os quatro dias da folia entraram definitivamente no calendário turístico da cidade maravilhosa.

Apesar de muitas formas originais terem desaparecido e outras tomado novas formas, o Carnaval do Rio continua como a maior festa popular carioca e possivelmente a maior festa popular do mundo.

A festa continua a valorizar a música e os ritmos alegres, a ironia e a malícia sadia, a dança e as coreografias populares. E junto a isto os maiores escritores e poetas têm escrito sobre a festa que encanta o Rio, o Brasil e o Mundo.

 

O Carnaval
Compartilhe:
FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail