12 de Outubro – Dia das Crianças

smiling kids with colourfull hands“Toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento. ”

Quando ouvimos falar em Dia das Crianças, a imagem que nos vem à cabeça é sempre uma: presentes. Isso, é claro, não poderia deixar de ser, pois quem não gosta de presentes?

No entanto, a celebração do dia das crianças não tem o intuito de apenas presentear as nossas crianças. Na verdade, o Dia da Criança é bastante significativo para o que realmente a criança representa. Ele celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida dos seres humanos.

Oficialmente, uma das primeiras convenções sobre uma data comemorativa internacional em homenagem à criança aconteceu em 1925, durante a Conferência Mundial pelo bem-estar da criança, realizada em Genebra, Suíça. Nessa ocasião, o dia 1º de junho ficou marcado como o Dia Internacional da criança. No ano anterior, 1924, a então chamada “Liga das Nações” fundou a “Declaração dos Direitos da Criança”. Dessa medida surgiram atos legais que proibiram o trabalho infantil e a violência contra a criança.

Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia 20 de novembro foi estabelecido como o Dia Universal da Criança. O objetivo era encorajar os demais países a estabelecerem uma data para promover ações que garantiriam direitos e o bem-estar da criança. Em 1959, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a “Declaração dos Direitos da Criança”, com algumas modificações, e cada país passou a estabelecer uma data comemorativa para celebrar os direitos da criança.

No Brasil, o dia das crianças é festejado em 12 de outubro. Essa data já havia sido estipulada no ano de 1924. Mas somente três décadas depois, quando houve uma grande campanha de marketing, essa data se tornou um bom pretexto para os fabricantes e comerciantes suprirem uma lacuna no seu calendário de vendas. Em março e abril temos a Páscoa; em maio, o Dia das Mães; em junho, Namorados; em agosto, Dia dos Pais e em dezembro, o Natal. Mas em outubro, havia uma brecha no calendário comercial. A partir deste momento, a data passou a ser marcada pela oferta de presentes às crianças, principalmente brinquedos e roupas.

Então no próximo dia 12, crianças de norte a sul do País aguardam seus presentes.

“Ser criança é ter no olhar o brilho do entusiasmo e no coração a sabedoria da inocência”
12 de Outubro – Dia das Crianças
Compartilhe:
FacebooktwitterredditpinterestlinkedinmailFacebooktwitterredditpinterestlinkedinmail