Como gerenciar seu estoque?

estoque

Como um sistema de gestão pode ajudar no controle de estoque

Funcionalidades garantem um melhor gerenciamento dos produtos e redução de desperdícios e prejuízos.

O controle eficiente do estoque da loja pode ser fundamental para o resultado positivo dos negócios do varejo.  Com o apoio de um sistema de gestão, esse trabalho pode ser executado da maneira mais correta, para evitar o desperdício de produtos ou mesmo a falta de determinados itens nas prateleiras.

O controle de estoque é uma das funcionalidades disponíveis no sistema de gestão myrp, que o CDLRio está oferecendo para seus associados, para emissão da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e) e gerenciamento da loja.

Confira 4 dicas importantes para fazer a gestão do estoque:

1- Tenha informações completas e atualizadas
Para fazer o controle, é importante registrar no sistema o máximo de dados, com informações sobre quantidades disponíveis de cada produto, o custo de cada item e também o total que há somado no estoque. “Para que esse processo funcione, é essencial atualizar a entrada e saída de mercadorias, para que os números mostrados no sistema de fato representem o que está disponível para venda na loja”, diz a consultora de negócios do myrp, Karine Gresser.

2- Controle entradas e saídas e faça inventários
Além de controlar as entradas e saídas de produtos do estoque no dia a dia da loja, também deve-se, com frequência, conferir todo o estoque físico, para ver se os números batem com o que foi registrado no sistema ou se houve algum erro de digitação. A consultora de negócios do myrp ressalta que, fazer essa conferência ou inventários com regularidade pode reduzir o risco de falhas ou mesmo permitir a correção de problemas com mais agilidade e assim evitar prejuízos.

3- Saiba as quantidades mínimas dos produtos
Uma informação fundamental para o lojista é saber qual a quantidade mínima de um determinado produto que ele precisa ter na loja, para que não deixe de atender algum cliente por falta de um item específico. O sistema myrp facilita essa operação com o controle de reposição, que emite um alerta de estoque mínimo. “Assim, o lojista sabe com antecedência se precisa fazer uma nova compra, o que permite até uma melhor negociação de preços e prazos com os fornecedores”, avalia Karine Gresser.

4- Acompanhe o atendimento dos fornecedores
O myrp também tem em seu controle de compras uma ferramenta que mostra quando o lojista solicitou a mercadoria ao fornecedor e qual o prazo combinado para a entrega. O sistema ainda indica se o pedido foi entregue dentro da data estabelecida ou se houve algum atraso ou falta de produtos. Com isso, o lojista pode acompanhar melhor a qualidade do atendimento do fornecedor e até analisar se vale a pena fazer alguma substituição por outro mais eficiente.

Sobre o myrp:

O myrp é um sistema de gestão empresarial que faz a emissão de todos os documentos fiscais eletrônicos, como NFC-e, NF-e e CT-e, e possibilita o gerenciamento de uma pequena empresa, com controle financeiro, de estoque e vendas. O sistema funciona no modelo de armazenamento na nuvem e pode ser utilizado por empresas da indústria, atacado, comércio, serviços e transportes.

Teste gratuitamente por 30 dias:  http://www.myrp.com.br/?parceiro=cdlrio

Como gerenciar seu estoque?