Organize as finanças da sua loja e reduza custos

myrp

Escolha a ferramenta adequada para organizar as finanças da sua loja e reduzir custos

Ter as informações financeiras organizadas é fundamental para um gerenciamento eficiente e que ajude a reduzir os gastos na sua loja. Esse trabalho não fácil, mas pode ser feito de maneira mais simples com o uso das ferramentas adequadas. Existem diversas opções e a escolha vai depender mesmo do porte da empresa e da necessidade de cada negócio.

Nós vamos lhe mostrar as vantagens dessas diferentes opções para que você faça a melhor escolha!

Planilha Excel

A planilha do Excel foi o primeiro modelo automatizado para organizar as finanças e, ainda hoje, muitas empresas usam somente esse recurso para o controle financeiro.

Se usarmos como critério a facilidade de uso, um sistema de gestão leva vantagem em relação à planilha, pois deixa formulários prontos para que os dados sejam lançados e normalmente faz cálculos e cruzamentos de dados de forma automática. Isso economiza tempo e agiliza toda a operação.

Na questão segurança, a planilha também sai perdendo, pois quando é utilizada por vários usuários, podem ocorrer erros nos dados digitados ou atualização incorreta por uma das pessoas.

Ou seja, a planilha ainda pode ser uma opção, mas limita bastante as ações. Ela é interessante para controles básicos e isolados de uma empresa ou então para finanças pessoais.

Aplicativos

Os aplicativos para dispositivos móveis, como tablets e celulares, são usados para diversas atividades do dia a dia e também podem ser úteis na hora de organizar as finanças da empresa.

Existem vários exemplos, como o Expensify, que registra o que foi vendido ou comprado, importa registros bancários, digitaliza recibos, cria categorias para as despesas, entre outras funcionalidades.

Com o MoneyWise, o empreendedor cria orçamentos e monitor o fluxo de caixa, não ultrapassando o limite estipulado, também configura seu orçamento para mensal, semanal ou quinzenal.

Já o aplicativo Bills gera lembretes para as contas que precisam ser pagas e agendadas, e também o que está previsto para receber.

Com o iContas o empresário controla suas despesas e receitas e ainda agenda todas as datas de pagamento ou recebimento que a sua empresa não pode esquecer.

Com certeza, a grande vantagem desses aplicativos é que estão sempre disponíveis ao alcance das mãos nos dispositivos móveis. No entanto, a maioria deles tem uma série de limitações de uso, que permite apenas controles mais simples.

Sistemas de gestão

Uma opção mais robusta, que garante a organização das finanças e até um planejamento futuro, é o sistema de gestão ou sistema ERP. O sistema de gestão é uma ferramenta que integra os processos do financeiro da sua loja, como lançamento de entradas e saídas de produtos e mercadorias, fluxo de caixa e gestão de estoque.

Com ele, é possível automatizar todas as informações de forma integrada e ainda emitir de relatórios diversos para o controle dos negócios. A disponibilização das informações de forma organizada permite planejar melhor e também facilita a tomada de decisão dos gestores com mais agilidade e segurança. Possibilita também uma visão mais ampla do funcionamento do empreendimento, e assim, ajuda a eliminar custos desnecessários.

O controle financeiro, incluindo fluxo de caixa e outros recursos, faz parte do Sistema de Gestão myrp, que o CDLRio está oferecendo para seus associados, para o gerenciamento da loja.

Sobre o myrp:

O myrp é um sistema de gestão empresarial que faz a emissão de todos os documentos fiscais eletrônicos, como NFC-e, NF-e e CT-e, e possibilita o gerenciamento de uma pequena empresa, com controle financeiro, de estoque e vendas. O sistema funciona no modelo de armazenamento na nuvem e pode ser utilizado por empresas da indústria, atacado, comércio, serviços e transportes.

Organize as finanças da sua loja e reduza custos