5 dicas para garantir uma gestão eficiente e aumentar as vendas

Female Sales Assistant At Checkout Of Clothing StoreVender mais é a meta de todo lojista, mas para chegar lá, é preciso ter uma gestão de vendas eficiente e atender às necessidades específicas do seu público consumidor.

Confira 5 dicas para garantir uma gestão eficiente e aumentar o faturamento do seu negócio:

1- Conheça seu público consumidor
Esse é o início de tudo! É preciso conhecer bem quem é o público consumidor da sua loja, para então traçar estratégias de vendas e de comunicação com esses clientes. Se você conhece o perfil dos consumidores e sabe quais as necessidades específicas deles, tem mais chance de acertar na compra de produtos para o estoque e garantir suas vendas por períodos contínuos. Com isso, você evita ter um estoque abarrotado, com produtos que ficaram encalhados, e faz novas compras com fornecedores, sempre adequadas ao perfil de seus clientes.

2- Tenha um preço de vendas adequado
Para conquistar o consumidor e fechar a venda não basta apenas saber o que ele quer e oferecer um bom produto. É preciso também ter um preço adequado com a realidade financeira da loja e também em equilíbrio com os preços praticados pela concorrência no mercado. Se o preço da concorrência for menor que o seu, é preciso reavaliar e reduzir custos, ou diminuir a margem de lucro. Para essa tarefa, pode ser importante a ajuda de um sistema de gestão, assim o lojista consegue receber todas as notas fiscais de compras e automaticamente informar o preço de compra do produto; gerir de forma eficiente os gastos da empresa com categorias financeiras e verificar através da Margem de Valor Adicionado se a sua venda está lhe dando o retorno esperado. Com todas as informações lançadas o gestor consegue visualizar que itens têm custo mais alto junto aos fornecedores, quais os custos da empresa, e assim planejar determinadas reduções que podem impactar no preço final do produto ao consumidor.

3 – Negocie sempre que possível
Muitas vezes, para conseguir fechar uma venda é preciso negociar com o cliente. Isso não significa que é preciso sempre reduzir o preço. O lojista pode, por exemplo, oferecer descontos progressivos, ou garantir vantagens em uma próxima compra. Esses diferenciais podem ser determinantes para que o consumidor retorne à loja e faça novas compras.

4 – Faça a comunicação pós-venda
Depois de vender para o cliente, é importante manter o relacionamento com ele, para que esse consumidor retorne à loja e faça novas compras. Para isso, podem ser feitas pesquisas de satisfação, com avaliação sobre o atendimento e sobre a qualidade do produto adquirido. Isso ajuda a fortalecer a relação entre os consumidores e a sua marca, além de garantir informações sobre pontos que precisam ser reavaliados e melhorados para gerar resultados ainda melhores para o negócio.

5 – Analise os dados e resultados
Existem sistemas como o myrp, que está sendo oferecido pelo CDLRio aos seus associados, que facilitam a gestão das vendas, com informações claras sobre todo o fluxo financeiro da empresa. A ferramenta pode indicar quais os produtos que geram mais ou menos faturamento, quais os meses de maior faturamento, entre outras opções de relatórios, que possibilitam um maior controle do negócio e a tomada rápida de decisões para mudanças de rumo.

Sobre o myrp:
O myrp é um sistema de gestão empresarial que faz a emissão de todos os documentos fiscais eletrônicos, como NFC-e, NF-e e CT-e, e possibilita o gerenciamento de uma pequena empresa, com controle financeiro, de estoque e vendas. O sistema funciona no modelo de armazenamento na nuvem e pode ser utilizado por empresas da indústria, atacado, comércio, serviços e transportes.

5 dicas para garantir uma gestão eficiente e aumentar as vendas