Festa Junina

MÊS DE JUNHO
FESTA JUNINA – COMIDAS TÍPICAS – COMÉRCIO CRESCENDO


No mês de junho, aparece por todos os cantos uma animada festa caracterizada por fogueiras, danças, bebidas quentes, deliciosas comidas típicas, bandeirinhas e outras peculiaridades de cada região: é a Festa Junina.

O festejo foi trazido para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Com o passar do tempo, foram ganhando características das várias regiões do nosso país. Elas hoje fazem parte do folclore brasileiro e são tão populares quanto o Carnaval. Apesar de todo o Brasil comemorar as festas juninas, elas ganham destaque e são mais difundidas nas pequenas e médias cidades interioranas.

A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, um espaço ao ar livre cercado ou não, e onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.

As roupas para dançar quadrilha são um espetáculo à parte. Os homens, vestidos de camisas xadrez, e as mulheres, de vestidos de chita coloridos e chapéus de palha, retratam um Brasil caipira.

Mesmo sendo a maioria dos visitantes brasileiros, é cada vez mais comum encontrar turistas europeus, asiáticos e norte-americanos participando destes festejos e aprendendo a cultura local.

O impacto das festas juninas no comércio tem crescido e se tornado bastante relevante, contribuindo para o aumento das vendas, alargando o mercado de consumo e de trabalho.

Festa Junina
Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail