Comerciante, parabéns pelo seu dia!

Dia 16 de julho é comemorado o Dia do Comerciante, data instituída pelo presidente do Senado Federal, João Café Filho, em 26 de outubro de 1953. Foi uma homenagem a José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, patrono do comércio no Brasil.

Figura histórica e marcante, foi professor de Economia Política, historiador e jornalista, entre outros cargos. Entretanto, não podemos esquecer um fato importantíssimo: ele foi um político que exerceu grande influência sobre o príncipe regente português D. João VI para que os portos brasileiros fossem abertos ao comércio com as nações amigas, em 1808. Com isso, começou um novo tempo para o Brasil.

A percepção de que as pessoas tinham necessidades imediatas que precisavam ser supridas foi certamente o que instituiu uma das mais antigas e relevantes profissões da humanidade: a profissão do comerciante.

Se naquela época, e por muito tempo depois, os comerciantes se estabeleciam por talento nato e unicamente por meio deste se sobressaíam, hoje, testemunhamos uma realidade bastante diferente.

A atividade do comércio, movida por processos dinâmicos como a globalização, pressão da concorrência e as exigências do consumidor, requer cada vez mais preparo, o que envolve inclusão tecnológica, pesquisa de mercado, comunicação eficaz e competência gestora diferenciada, apenas para citar algumas características necessárias aos que desejam se estabelecer neste ramo.

O Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio,
parabeniza todos os Comerciantes pela passagem do seu dia.

Comerciante, parabéns pelo seu dia!
Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail