Palestra e-Social: Homenagem ao Dia do Comerciante

Palestra e-Social
______________________________

Criado pela Lei nº 2048/1953, o Dia do Comerciante marca a data de nascimento do economista e político baiano José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, em 16 de julho de 1756, considerado o Patrono do comércio no Brasil.

Para celebrar a data, 17/07, o SindilojasRio e o CDLRio  promoveram  a  palestra  “e-Social –  Você  está preparado?”  com o empresário da área contábil Hélio Donin Júnior.

Ao abrir o encontro no SindilojasRio, o presidente das duas entidades, Aldo Gonçalves, destacou a importância do comércio para o desenvolvimento do País e recordou a trajetória do Visconde de Cairu, que exerceu inúmeros cargos públicos e foi um dos maiores propagadores do liberalismo econômico no Brasil. Em seguida, apresentou  o presidente licenciado da Federação de Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro – FCDL, Marcelo Mérida, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói, Fabiano Gonçalves.

Marcelo Mérida fez a saudação do Dia do Comerciante declarando que o momento atual exige que o comércio ajude a reconstruir a história do Brasil e do Rio de Janeiro. Lembrou que, se não fosse pela força e pela determinação dos comerciantes, a geração de empregos teria caído a um nível ainda pior. Mérida ressaltou que a luta pelo desenvolvimento e pelo fortalecimento do comércio lojista passa pela desoneração tributária, pela desburocratização e pela geração de empregos.

Durante sua palestra, o diretor do Grupo de Trabalho Confederativo do eSocial do Ministério do Trabalho e Emprego, Hélio Donin Júnior, apresentou breve panorama do e-Social (Escrituração Fiscal Social Digital), explicando sua estrutura e os benefícios que ele trará, os objetivos e os principais desafios dos lojistas para se adequarem ao novo modelo.

LEIA O CONTEÚDO DA PALESTRA NA ÍNTEGRA

Fonte: SindilojasRio de 18/07/18