12 de Agosto – Dia dos Pais

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

A data começou a ser festejada no Brasil em 1953, motivada pelo publicitário Sylvio Bhering. O profissional brasileiro se inspirou na história de Sonora Louise Dodd, menina americana que, em 1909, resolveu criar a data comemorativa para homenagear seu pai. Aqui, logo após a proposta do publicitário, o jornal O Globo difundiu a data para atrair anunciantes do comércio. Dois anos mais tarde, veículos de imprensa se reuniram para festejá-la também em São Paulo.

Desde então, a comemoração passou a ser feita no dia 16 de agosto, data em que se celebra o dia de São Joaquim, que era patriarca da família Bhering. No entanto, alguns anos depois, a festa passou a ter a data móvel e foi finalmente transferida para o segundo domingo do mês de agosto. Então, neste dia, boa parte das famílias brasileiras se reúne ao redor da mesa para, num gesto de carinho, presentear seus pais com mimos e homenagens.

Atualmente, o Dia dos Pais continua sendo celebrado com muito sucesso, principalmente pelo comércio, colocando a data como a terceira recordista em vendas.

Papais, parabéns pelo seu dia!

12 de Agosto – Dia dos Pais
Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail