Comércio espera alta de 2% nas vendas para a Páscoa

Animado com a diversificação da troca de presentes na Páscoa além do chocolate, que vem aumentando a cada ano, o comércio estima aumento de 2% nas vendas. A data é considerada um verdadeiro Natal para as lojas especializadas em chocolate. É o que mostra a pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, que ouviu 500 lojistas da cidade do Rio de Janeiro para conhecer a expectativa dos empresários e como eles se prepararam para a Páscoa.

A pesquisa buscou informações sobre estoque, produtos, promoções e perspectivas de vendas, e contou com a participação de empresários dos setores de Brinquedos, Vestuário (adulto e infantil), Calçados e Bolsas, Papelaria, Perfumaria e Cosméticos, Jóias e Bijuteria, Eletrodomésticos, Utensílios para o Lar e Telefones Celulares.

Para 65% dos lojistas ouvidos o preço médio dos presentes por pessoa deve ficar em torno de R$ 100,00; para 25% até R$ 200,00; para 8% até R$ 260,00 e para 2% acima de R$ 270,00 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito, cheque pré-datado e dinheiro como forma de pagamento.

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRIO, limitada até a alguns anos à troca de ovos de chocolate, o comércio está apostando na Páscoa oferecendo outros produtos como bichos de pelúcia, brinquedos, jogos eletrônicos, cartões criativos e kits montados nas papelarias ao gosto do cliente, roupas (infantis e de adultos), joias e bijuterias entre outros artigos.

“Essa mudança se deu em razão de dois fatores: por ser uma data que nos remete à infância e o de fomentar o romantismo. Por isso os empresários estão inovando a cada ano na data para seduzir os consumidores, direcionando o foco nesta época, não apenas para as crianças, mas também para os adultos, atraindo atenção especial dos casais, principalmente dos namorados”, explica.

De acordo com a pesquisa os lojistas estão preparados para atender o consumidor que não quer apenas dar de presente ovos de chocolate: 68% acreditam em aumento de 2% nas vendas; 24% em crescimento de 4% e para 8% as vendas serão iguais ao do ano passado que foi de menos 0,5%. Para isso os lojistas criaram uma série de ações para estimular os consumidores: apostaram na decoração da loja e vitrine; no lançamento de novos produtos, campanha publicitária, kits promocionais, desconto no total das compras e formas de pagamento facilitado.

A pesquisa mostra também que apenas 23% dos lojistas contrataram temporários para as funções de vendedor, caixa, promotor de vendas, demonstrador e repositor. Desses 15% disseram que pretendem contratar após o período de Páscoa, mas que isso depende do comportamento das vendas diante da crise que o comércio atravessa, principalmente no Rio de Janeiro.

Comércio espera alta de 2% nas vendas para a Páscoa
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