Mutirão do Dia do Consumidor realiza 1.248 atendimentos

NE_

Marcando o Dia Mundial do Consumidor, o Procon Estadual, em parceria com o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio e apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janero – SindilojasRio, realizou um mutirão de atendimento de reclamações e negociação de dívidas na última sexta- feira (15/03), no Largo da Carioca. Foram realizados 1.248 atendimentos. Com 17 empresas representadas no mutirão, foram firmados 255 acordos e 112 atendimentos foram referentes a orientações aos consumidores.  Houve 179 atendimentos encerrados sem solução, que receberam prazo para retornarem ao Procon Estadual. O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), também foi muito procurado pelos consumidores, interessados em consultar a situação do seu CPF. O serviço, oferecido gratuitamente pelo CDLRio, atendeu 702 pessoas.

Entre as empresas presentes no mutirão, estavam operadoras de telefonia (Claro, Oi, Vivo, Tim e Nextel); bancos (Itaú, Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal); a loja de Departamentos Leader; concessionárias de serviços públicos (Light, Enel, Cedae e Naturgy – ex-CEG), e operadoras de TV por assinatura (Net e Sky). A presença dos representantes das empresas no mutirão possibilitou que, na maioria dos casos, o consumidor saísse do local com uma solução para seu problema. As reclamações referentes a empresas que não estavam no mutirão foram atendidas pelos funcionários do Procon Estadual e encaminhados para resolução posterior na sede da autarquia.

A empresa mais procurada foi a Light, realizando 77 atendimentos. Ela também foi a que teve o maior índice de acordos do mutirão. As outras empresas mais procuradas foram do setor bancário: Bradesco, com 76 atendimentos, Caixa com 62, e Itaú com 43.

Desde 2014, o CDLRio e o SindilojasRio promovem mutirões de atendimento ao consumidor, em parceria com o Procon-RJ, visando a aproximar empresas e clientes e a facilitar a solução de reclamações e a renegociação de dívidas.

Mutirão do Dia do Consumidor realiza 1.248 atendimentos