Homenagem ao Exército Brasileiro

exercitoO CDLRio e o SindilojasRio realizaram, nesta quinta-feira, 21, um almoço em homenagem ao Exército Brasileiro, ao ensejo da semana que lhe é consagrada. A homenagem, feita através do Comandante Militar do Leste, General de Exército Francisco Carlos Modesto, reuniu vários oficiais do Exército da ativa e da reserva, diretores e executivos das duas entidades, e empresários lojistas. Há 44 anos, desde 1970, o CDLRio e o SindilojasRio realizam este evento para celebrar a data comemorativa.

O presidente das entidades, Aldo de Moura Gonçalves, destacou a importância de se valorizar as instituições brasileiras, como o Exército. “Sempre dedicado à missão de contribuir para a garantia da soberania nacional, da lei e ordem, preparado até para ações de segurança pública em cidades e cooperando com o desenvolvimento nacional, o Exército é a sentinela da Pátria, em todos os sentidos, não somente aqueles relacionados à segurança”, declarou.

Ao retribuir as palavras do presidente do CDLRio, o General Modesto lembrou que o Exército Brasileiro tem um papel relevante na sociedade, principalmente em momentos de questionamentos, e citou a ocupação do Complexo da Maré, em conjunto com as forças públicas do estado do Rio de Janeiro. “Tenho estado lá, no Complexo da Maré, toda semana, e percebo que as pessoas que lá vivem têm os mesmos sonhos que todos nós temos. É valioso o choque de ordem, de educação, de trabalho e de esperança nessas áreas”, afirmou o comandante do CML, acrescentando que considera fundamental a participação de setores como os da indústria e do comércio na construção de soluções que visem ao desenvolvimento social e econômico das áreas pacificadas. O general frisou que dois terços da população da Maré são de jovens, e que é preciso oferecer cursos profissionalizantes e, também, oportunidades de inserção profissional.

O Dia do Soldado foi instituído em homenagem ao Duque de Caxias, nascido em 25 de agosto de 1803, que lutou e defendeu o Brasil em confrontos internos e externos.

No final do almoço, houve uma troca de placas alusivas à data. Compuseram a mesa de honra o presidente do CDLRio e do SindilojasRio Aldo de Moura Gonçalves, o vice-presidente do SindilojasRio Julio Piña Rodrigues, o diretor financeiro do CDLRio Szol Mendel Goldberg, o presidente da Sarca Roberto Cury, o general de Exército e comandante militar do Leste Francisco Carlos Modesto, os generais de Exército Pedro Luis de Araújo Braga, Alberto dos Santos Lima Fajardo, Armando de Moraes Âncora Filho, Carlos Annibal Pacheco e Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, e o general de Brigada Angelo Kawakami Okamura.

Homenagem ao Exército Brasileiro